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A articulação curricular é assegurada por Departamentos Curriculares, nos quais se encontram representados os agrupamentos de disciplinas e áreas disciplinares, de acordo com os cursos leccionados, o número de Docentes por disciplina e as dinâmicas a desenvolver pelo Colégio.

Segundo o Despacho Normativo 6/2001 a composição dos Departamentos Curriculares é feita de acordo com a seguinte grelha:

Departamento de Língua Materna
Língua Portuguesa – 2º/3º Ciclos
Departamento de Línguas Estrangeiras
Inglês/Francês – 2º/3º Ciclos
Departamento de C. Humanas e Sociais
História /Geografia – 2º/3º Ciclos
Departamento de Matemática
Matemática /TIC – 2º/3º Ciclos
Departamento de C. Físicas e Naturais
C. Naturais/C. Físico-Químicas – 2º e 3º Ciclos
Departamento de Educ. Artística e Tecnológica
Ed. Visual e Tecnológica/ Ed. Musical( 2º Ciclo)
Dança /Ed. Visual /Ed.Tecnológica/ /Arte e Design Teatro– 3º Ciclo
Departamento de Educação Física e Desporto
Ed. Física – 2º/3º Ciclos
Departamento de Formação Social e Pessoal
Ed. Moral Religiosa Católica 2º/3º Ciclos


Cada Departamento tem um Delegado e/ou Representante e todos os Docentes que leccionam as disciplinas e áreas disciplinares desse Departamento.


Funcionamento:

  1. Cada Departamento deve reunir, obrigatoriamente, após cada Conselho Pedagógico;

  2. As reuniões devem ser convocadas com 48h de antecedência;

  3. As reuniões serão secretariadas rotativamente pelos respectivos elementos;

  4. As reuniões serão presididas pelo Delegado do Departamento;

  5. As reuniões podem ter uma segunda parte específica de uma disciplina, sendo orientada pelo respectivo Delegado/Representante;

  6. Elaborar e aprovar actas de todas as reuniões, redigidas em livro próprio;

  7. As actas específicas de cada grupo disciplinar seguem imediatamente à acta geral do Departamento.

 


Ao Departamento compete:

  1. A planificação, adequação e articulação curricular na aplicação dos planos de estudo nacionais;

  2. O desenvolvimento de actividades curriculares ou de complemento curricular, quer por iniciativa do Colégio, quer por entidades exteriores;

  3. A elaboração e aplicação de medidas de reforço no domínio das didácticas específicas;

  4. De forma articulada com outras estruturas de orientação educativa do Colégio, a adopção de metodologias específicas, destinadas ao desenvolvimento quer dos planos de estudo, quer das componentes de âmbito local do currículo;

  5. A adopção de medidas de gestão flexível dos currículos e de outras medidas destinadas a melhorar as aprendizagens e prevenir a exclusão;

  6. A elaboração de propostas curriculares diversificadas em função da especificidade de grupo de alunos;

  7. A coordenação de procedimentos e formas de actuação nos domínios de aplicação de estratégias de diferenciação pedagógica e da avaliação das aprendizagens;

  8. A sugestão de temas de formação para Docentes;

  9. A análise e reflexão sobre práticas educativas e o seu contexto;

  10. O exercício das competências que lhe sejam atribuídas pelo Conselho Pedagógico ou por este Regulamento Interno;

  11. A análise e adopção de manuais escolares de acordo com os critérios emanados pelo Ministério da Educação.


Cada Departamento Curricular é coordenado por um Docente Profissionalizado, nomeado pela Directora Pedagógica.

O mandato do Delegado pode cessar por decisão fundamentada da Direcção Pedagógica ou a pedido do interessado no final do ano lectivo.


O Delegado deve reunir as seguintes características:

  1. Ter uma relação fácil com colegas e Pessoal Não Docente;

  2. Ser tolerante, compreensivo e firme;

  3. Revelar bom senso e ponderação;

  4. Ser dinâmico e metódico;

  5. Revelar disponibilidade;

  6. Ser capaz de prever situações e solucionar problemas.

O Delegado deve:

  1. Convocar as reuniões com 48h de antecedência;

  2. Coordenar as actividades do Departamento;

  3. Garantir sempre que possível a articulação curricular entre as disciplinas do seu Departamento;

  4. Transmitir as informações/deliberações do Conselho Pedagógico ao Departamento e vice-versa;

  5. Ter assento no Conselho Pedagógico;

  6. Manter o dossier devidamente actualizado e ordenado;

  7. Apresentar à Direcção Pedagógica um relatório crítico, anual, do trabalho desenvolvido;

 


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