Facebook do CCMI

Facebook do CCMI

Publicações no Youtube

Aceda 

ao Nosso Canal MEO

Lema do CCMI

Diretores de Turma

Imprimir

A organização, o acompanhamento e a avaliação das actividades a desenvolver na sala com as crianças, na educação Pré-Escolar ou na turma, com os alunos do Ensino Básico, são da responsabilidade:

  1. Dos Professores Titulares de turma, na educação Pré-Escolar e no Primeiro Ciclo;
  1. Do Conselho de Turma, nos Segundo e Terceiro Ciclos, presidido pelo Director de Turma, nomeado pela Direcção.

O Director de Turma / Professor Titular deve:

  1. Ter capacidade de diálogo;
  2. Ter um relacionamento fácil com os alunos, com os Encarregados de Educação e com os outros professores;
  3. Ser tolerante, compreensivo e firme;
  4. Revelar bom senso e ponderação;
  5. Ser dinâmico e metódico;
  6. Revelar disponibilidade;
  7. Ser capaz de prever situações e solucionar problemas;
  8. Conhecer a turma dos anos anteriores;
  9. Dar continuidade ao longo do ciclo;

10.  Respeitar os princípios orientadores da Escola e o seu Projecto.

Deve:

  1. Servir de elo de ligação entre a turma, o Coordenador Pedagógico de Ciclo, a Direcção e os Pais/Encarregados de Educação;
  2. Organizar a sua turma, fazendo eleger o respectivo Delegado e Subdelegado de turma e promover as reuniões necessárias à resolução de assuntos tidos importantes;
  3. Zelar pelo bom funcionamento da sua turma, no que diz respeito ao comportamento, disciplina e aproveitamento;
  4. Convocar o Conselho de Turma para a elaboração do Projecto Curricular de Turma e outros assuntos que digam respeito à turma;
  5. Receber todas as informações escritas ou orais de cada Professor, sobre o aproveitamento e comportamento de cada aluno, e dar conhecimento das mesmas aos  respectivos Encarregados de Educação;
  6. Atender os Encarregados de Educação uma hora semanal, marcada no horário e comunicada ao mesmo;
  7. Registar as faltas do aluno no processo individual e comunicá-las ao Encarregado de Educação;
  8. Exigir aos alunos, receber e registar as justificação das faltas às aulas, dentro do prazo estabelecido;
  9. Presidir às reuniões de avaliação, organizar as respectivas pautas e demais documentos e sua verificação, antes de entregar à Directora Pedagógica;

10.  Participar à Direcção Pedagógica os casos de indisciplina da turma;

11.  Encaminhar para a Direcção e Serviços de Psicologia qualquer aluno que apresente necessidade de avaliação especial e/ou acompanhamento psicológico.


Conselhos de Directores de Turma/Docentes

Constituído por todos os Directores de Turma/Professores Titulares e respectivos Coordenadores Pedagógicos de Ciclo.

Obedece ao seguinte quadro de referência:

Designação
Composição
Conselho de Docentes de Pré-Escolar
Professores Titulares das turmas
Conselho de Docentes do Primeiro Ciclo
Professores Titulares das turmas
Conselho de Directores de Turma de 2º Ciclo
Directores de Turma do 2º Ciclo
Conselho de Directores de Turma de 3º Ciclo
Directores de Turma do 3º Ciclo

 

 

Os Conselhos de Docentes/Directores de Turma de cada ciclo são coordenados por um Docente, nomeado pela Direcção.

Compete-lhe:

  1. Definir as estratégias globais de actuação, a fim de, numa acção articulada, serem concretizadas nas diferentes turmas;
  2. Cooperar com outras estruturas de orientação educativa e com os serviços especializados de apoio educativo na  gestão adequada de recursos e na adopção de medidas pedagógicas destinadas a melhorar as aprendizagens;
  3. Actuar directamente com os alunos, professores e encarregados de educação, sendo uma peça importante no processo educativo integral do aluno;
  4. Preparar a informação adequada, relativa ao processo de avaliação dos alunos, a disponibilizar aos Pais/Encarregados de Educação;
  5. Articular com os diferentes Departamentos Curriculares o desenvolvimento de conteúdos programáticos e objectivos de aprendizagem;
  6. Planificar as actividades e projectos a desenvolver anualmente, de acordo com as orientações do Conselho Pedagógico;
  7. Dinamizar e coordenar a realização de projectos interdisciplinares das turmas;
  8. Identificar as necessidades de formação no âmbito da gestão de turma;
  9. Propor à Direcção temas para acções de formação no domínio da orientação educativa e da coordenação das actividades das turmas;

10.  Elaborar, ler e aprovar actas de todas as reuniões, em livro próprio.


Funcionamento:

  1. Reúne ordinariamente no início e fim do ano lectivo e em cada período antes das reuniões de avaliação e extraordinariamente, sempre que se justifique (2º e 3ºCiclos);
  2. Reúne mensalmente ou ainda sempre que o justifique (Pré-Escolar e 1ºCiclo);

É convocado, com 48 horas de antecedência, pela Direcção (2º e 3ºCiclo).


Resolução de Ecrã Recomendada: 1280x1024