Facebook do CCMI

Facebook do CCMI

Publicações no Youtube

Aceda 

ao Nosso Canal MEO

Lema do CCMI

Em Janeiro de 1941

Imprimir

A História desta casa encontra a sua génese no rasgo extraordinário do seu próprio Carisma: a Hospitalidade na gratuidade.

Ao longo de três décadas, a CONFHIC prestou cuidados de enfermagem embuidos de extrema caridade junto da família Alves de Matos, na pessoa da Irmã Maria das Oliveiras.

A sua dedicação levou os irmãos Maria da Conceição e José Alves de Matos a mostrar gratidão por tais serviços, fazendo doação dos seus bens patrimoniais à Congregação, dos quais incluem a propriedade do casal da Cruz da Areia, hoje, Colégio da Cruz da Areia.


(Senhor Bispo José Alves Correia da Silva)


(Família Alves de Matos)




Em Janeiro de 1941 nasce a Comunidade da Casa da Cruz da Areia e em Outubro do mesmo ano começa a funcionar o Colégio Missionário de Nossa Senhora de Fátima também conhecido por Instituto Missionário Franciscano, para alunas internas, leccionando o então Ensino Primário.

Numa segunda fase, em 1964/1965, foi implementado o 2º Ciclo.

Numa terceira fase, à medida que se iam ampliando as instalações, estendeu a escolaridade até ao 3º ciclo.

A partir de 1969, passa a ser designado por Colégio Conciliar de Maria Imaculada, por ter sido em tempo o Concílio Vaticano II que, como Estabelecimento de Ensino particular, alcançou grande projecção como Instituição Educativa da Escola Católica.

Após o 25 de Abril de 1974, passa a designar-se Cooperativa de Ensino e Cultura da Cruz d'Areia (CECCA), funcionando como Cooperativa de Pais e Professores.

Em 1981, após a publicação do Dec. Lei n° 553/80, voltou ao modelo de funcionamento anterior.

O Colégio Conciliar de Maria Imaculada encontra-se desde o ano lectivo 1995/96 em regime de Contrato de Associação com o Ministério da Educação para o 2º e 3º ciclo, tendo também autonomia pedagógica em todos os ciclos.

O Colégio Conciliar de Maria Imaculada é uma Escola Católica, propriedade da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e possui o Alvará n.º 1501.

A partir do ano de 2005, na sequência da participação no concurso televisivo SAPO Challenge, que o Colégio ganhou, tendo assim ganho a ESCOLA DO FUTURO PT, permitindo assim que passasse a ser um colégio destacado de todas as outras escolas em termos tecnológicos.

Resolução de Ecrã Recomendada: 1280x1024