Facebook do CCMI

Facebook do CCMI

Publicações no Youtube

Aceda 

ao Nosso Canal MEO

Lema do CCMI

Parlamento dos Jovens - Igualdade de Género


Em mais um ano de projeto “Parlamento dos Jovens”, edição de 2017/18, realizaram-se, a 8 de Janeiro, as eleições, cumprindo a lei vigente em Portugal e cumprindo-se todo o previsto no regulamento da Comissão Nacional de Eleições.

Após dois dias de campanha eleitoral e debates entre as 2 listas candidatas, elegeram-se os 10 deputados com representatividade na Sessão Escolar, que se realizou a 17 de janeiro.

Nesta sessão, depois de empossados, após juramento e assinatura do respetivo documento, foram nomeados o vice-presidente e secretário de mesa que assessoraram dignamente a presidente de mesa durante toda a sessão.

Apresentadas as medidas e preocupações de cada lista, deu-se lugar ao debate e pedido de esclarecimento entre os deputados, tendo sido elaborado o Projeto de Recomendação de Escola, eleitos os deputados que o apresentarão e defenderão na Sessão Distrital, eleito o candidato à presidência da mesa da sessão distrital, e ainda aprovada a proposta de tema a desenvolver no próximo ano letivo.

Assim, ficaram eleitos, como deputados à Sessão Distrital/Regional João Sousa, Raquel Neves e Eduardo Gonçalves (como suplente), e como candidata à presidência da mesa da sessão distrital a deputada Maria Areia. A proposta de tema mais votada para debate no próximo ano letivo foi ”Combate aos incêndios”

No dia 15 de Janeiro, tivemos entre nós a Sra. Deputada Margarida Balseiro Lopes, Licenciada em Direito e mestre em Direito e Gestão, para uma palestra sobre o tema em debate este ano, que se revelou muito rica, visto a Sra. Deputada já ter experienciado enquanto jovem o projeto Parlamento dos Jovens.

Aguardamos com entusiasmo a segunda fase do projeto, pelo que continuarão a ser feitos debates entre os eleitos e a preparar-se o candidato a presidente de mesa. Tal como nos anos anteriores, o sentido de Estado e de responsabilidade continuam a ser o grande motor destes jovens que, deste modo, estão a desenvolver competências importantes para o seu futuro.

 

A comissão Eleitoral

Resolução de Ecrã Recomendada: 1280x1024