Facebook do CCMI

Facebook do CCMI

Publicações no Youtube

Aceda 

ao Nosso Canal MEO

Lema do CCMI

Ciências Sociais e Humanas

Visita aos museus de Leiria e do Papel

Imprimir

“Uma aula diferente de Ciências Naturais e de História”

 

No passado dia 15 de novembro os alunos de 7.º ano aprenderam e aplicaram conteúdos das disciplinas de Ciências Naturais e História, numa visita pedagógica ao Museu de Leiria e ao Museu do Moinho do Papel.

No Museu de Leiria, localizado no Convento de St.º Agostinho, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma exposição de longa duração que faz uma leitura geral da história do território do centro do país, desde à milhões de anos até ao passado mais recente.

A história geológica da região de Leiria funde-se com a história da abertura do Oceano Atlântico. Os vestígios fósseis de plantas e animais que se formaram noutros tempos ajudam-nos a contar a evolução do território e da vida na Terra. A mina de carvão da Guimarota é uma janela para a vida no Jurássico, que nos permite conhecer como eram e viviam os mamíferos primitivos, plantas, peixes, aves, dinossauros, crocodilos e tartarugas que habitaram esta região há 152 M.a.

Também esta região, desde há centenas de milhares de anos, foi habitada por hominídeos com as suas culturas específicas, nomeadamente o Homem de Neandertal, o Homo Sapiens Sapiens. O Menino do Lapedo é talvez, o achado arqueológico mais curioso destes tempos e povos préhistóricos. Continuando na história desta região são muitos os vestígios dos romanos e da ocupação pós romana.

No Museu do Minho do Papel, os alunos visitaram a instalação de uma das primeiras fábricas de papel em Portugal. Para além de produzir papel, serrou madeira, funcionou como moagem de cereais (milho, trigo e descasque de arroz) e até esteve ligado à atividade de produção do azeite. Este edifício teve uma grande importância na economia medieval e moderna, aproveitando a energia hidráulica para o fabrico do papel e para a farinação. Há pouco anos, o moinho foi recuperado e transformado em museu pelo arquiteto Siza Vieira, que teve o cuidado de repôr o original que o tempo tinha "envelhecido".

 

As professoras responsáveis,

Ana Pedroso

Carolina Caçador

Lígia Rita
Teresa Schürman



Veja as fotos aqui....
Resolução de Ecrã Recomendada: 1280x1024