Atividades

Olimpíadas Regionais de Física 2018

No passado sábado, 5 de maio de 2018, a equipa constituída pela Catarina Neves, Carlos Ferreira e Raquel Febra participaram na eliminatória das Olimpíadas Regionais de Física 2018, que teve lugar no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

A competição, organizada pela Sociedade Portuguesa de Física, constou de duas provas, uma teórica e outra prática, baseada nos conteúdos de Física do ensino básico, e decorreu no período da manhã (90 minutos cada).

CCMI na semifinal das Olimpíadas da Química Júnior 2018

No passado sábado, dia 14 de abril de 2018, a equipa constituída pela Carolina Lopes, Daniela Grácio e Matilde Pereira, da turma 8.3, participou na semifinal das Olimpíadas de Química Júnior. Esta edição das semifinais que decorreu em Coimbra contou com 102 participantes provenientes de 34 escolas, dos distritos de Coimbra, Leiria, Viseu, Aveiro e Castelo Branco.

No período da manhã, enquanto os alunos realizavam as provas, teórica e prática, os professores foram convidados a assistir a uma palestra com o Doutor César Henriques sobre a necessidade de reaproveitar o óleo usado, uma vez que a temática para este ano foi “Química Ciência Central – Unidos Química Verde Desenvolvimento Sustentável”. Após o almoço na cantina da UC, as alunas visitaram o Museu da Ciência desta Universidade e ainda o famoso Paço das Escolas. Seguiu-se um workshop, orientado pelo Doutor César Henriques, onde os alunos tiveram oportunidade de fazer sabão e detergente para a loiça a partir de óleo usado,

As alunas consideraram a experiência bastante desafiante e enriquecedora, tendo sido posta à prova a sua capacidade de organização e de trabalho colaborativo, tanto na prova teórica como na prova prática.

Para elas, parabéns pela dedicação, e o desejo de que esta competição tenha sido o início de uma longa caminhada pela área da Química.

A professora, Lídia Coimbra.

Dia Internacional Eco-escolas

À semelhança de anos anteriores, na passada 6.ª feira, dia 20 de abril, o nosso Colégio comemorou com animação e entusiasmo mais um Dia Internacional Eco-Escolas (DIA WDA).
Seguindo as orientações de Francisco de Assis, a proteção da natureza e do planeta Terra sempre foi uma preocupação e a luta pela harmonia e pela preservação do planeta um objetivo. Assim, sempre se realizaram atividades com vista à concretização deste objetivo, mas ao integrarmos o Programa Eco-Escolas sentimos que é urgente consciencializarmos a população para a mudança de comportamentos/hábitos de vida, particularmente em relação à sustentabilidade. Desenvolvemos diversos projetos internos, regionais e nacionais, de modo a incutir nos nossos jovens alguma responsabilidade para este problema e, através deles, sensibilizarmos toda a comunidade educativa e local.

Ação de sensibilização pela PSP – Segurança na internet e ciberbullying

Atualmente, as novas tecnologias e as redes sociais fazem, cada vez mais, parte da vida dos nossos jovens. Esta crescente dependência em nada tem sido saudável para o desenvolvimento psicológico e social das nossas crianças, sendo já considerada um comportamento aditivo grave. Para nós, enquanto professores, é essencial dotar os nossos alunos de ferramentas para que se protejam dos perigos da internet – importância do uso de password segura; não divulgar dados pessoais, moradas, nome da escola,…; não estabelecer contacto com pessoas desconhecidas pessoalmente, pois nunca sabemos quem está do outro lado do ecrã;… Um outro problema da atualidade é a ciberbullying, pois o ser humano facilmente insulta e agride verbalmente os outros pela internet, quando presencialmente, não teria coragem para tal.