Facebook do CCMI

Facebook do CCMI

Publicações no Youtube

Aceda 

ao Nosso Canal MEO

Lema do CCMI

Projetos 2015/2016

Imprimir

 

  • "Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico"

Projeto-piloto dinamizado pela Direção-Geral da Educação que visa potenciar o crescimento e a inovação. Pretende-se que os alunos criem um  produto original, como um jogo ou animação pedagógica, de forma colaborativa e com uma temática definida, com recurso ao ambiente computacional Scratch e que desenvolvam um modo de pensamento computacional, centrado na descrição e resolução de problemas e na organização lógica das ideias.

Este projeto será dinamizado com alunos do 4.º ano.

 

  • "Conta-nos uma História!"

Projeto dinamizado pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), através da Direção-Geral da Educação (DGE), que pretende fomentar a criação de projetos pelas escolas que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.

Este projeto será dinamizado com os alunos do 4ºano, que através do ato de contar histórias irão adquirir conhecimentos, competências e valores.

 

  • Projeto Literacia 3D

 Projeto promovido pela Porto Editora, que consiste num desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, envolvendo os respetivos professores e estabelecimentos de ensino, com o objetivo de avaliarem as suas competências em três domínios: leitura, matemática e ciência.

Este desafio pelo conhecimento decorre durante o ano letivo em três fases - local, distrital e nacional - com base em provas interativas disponibilizadas através da plataforma online Escola Virtual.

 

  • Olímpíadas da Língua Portuguesa

 Projeto promovido pela Direção-geral da Educação (DGE), o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa, o Plano Nacional de Leitura, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Escola Secundária de Camões, que pretende incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º ciclo e do ensino Secundário, aumentando o seu interesse pelo conhecimento da norma-padrão do Português Europeu e estimular o espírito de rigor e excelência.

As Olimpíadas decorrerão em duas fases, cada uma delas com dois escalões: A para os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e B  para os alunos do secundário.

Na primeira fase, os alunos realizarão uma prova constituída apenas por itens de seleção. Na segunda,  a prova apresenta itens de seleção e um de construção (produção textual).

 

  • Projeto “Justiça para Tod@s”

 Um projeto novo que pretende informar os alunos sobre o funcionamento da justiça portuguesa, dos tribunais e dos julgamentos. Procura consciencializar as crianças e jovens da necessidade de justiça a fim de garantir uma sociedade livre e democrática.

O trabalho de equipa, a colaboração direta com advogados, juízes e funcionários judiciais e contacto com casos reaIs e elaboração dos respetivos processos levará ao desenvolvimento de competências fundamentais nos alunos, futuros cidadãos..

Este projeto será dinamizado com os alunos do 8.º e 9.º anos.

  • Projeto Desporto Escolar

Este projeto procura dar conhecimentos mais aprofundados no futsal, andebol e atletismo através da franca competição com outras escolas.No atletismo temos: o corta-mato escolar e o distrital; e os megas (de velocidade, salto, lançamento e quilómetro), também escolar e de seguida o distrital.

      

  • Projeto Festival de Teatro Juvenil

O Teatro tem vindo a ser uma das estratégias utilizadas para colmatar o insucesso escolar e desenvolver aptidões nos alunos como a socialização, comunicação, valorização pessoal e espírito de equipa.

Este projeto será dinamizado com os alunos do 2.º e 3.º ciclo.

 

  • Projeto Parlamento Jovem

Simulando todo o processo legislativo nacional, os alunos são supervisionados por uma Comissão Eleitoral e vivem, até à eleição do projeto de recomendação da escola, todo o contexto eleitoral e legislativo nacional, em microcosmos.

Este projeto será dinamizado com os alunos do 2.º e 3.º ciclos.

 

  • Projeto Eco-escolas

Este projeto pretende contribuir para uma educação participada e esclarecida nas escolas onde educar é criar cidadãos conscientes, responsáveis e ativos no que ao ambiente diz respeito.

Este projeto será dinamizado com todos alunos.

 

  • Projeto Vela por Óleo

Os alunos do Clube Eco-Escola reciclam, em equipamento próprio, óleo alimentar usado, produzindo velas aromáticas.

 

  • Projeto Missão UP | Unidos pelo Planeta

Projeto desenvolvido pela Galp Energia, dedicado à temática da Eficiência Energética. Promoveu-se a responsabilização dos alunos para a tomada de atitudes e alteração de comportamentos para um planeta globalmente mais sustentável.

 

  • Projeto Missão UP | Unidos pelo Planeta-Reciclagem

Projeto que visa desenvolver nos alunos atitudes de responsabilização cívica  relativamente a comportamentos que contribuam para um planeta globalmente mais sustentável, através de actividades como a reciclagem de diversos desperdícios que deixando de ser lixo.

 

  • Projeto PmatE (Universidade de Aveiro)

Projeto que promove o uso das TIC e estimula o conhecimento autônomo. Os alunos, em equipas de dois, podem efetuar treinos na plataforma do PMatE, nas áreas de Português, Matemática, ciências naturais e empreendedorismo.

  • Projeto Desafios de Matemática 2014 (ESCS do IPL)

Este projeto, tem como objetivo estimular os alunos do 1.º ciclo para a aprendizagem da Matemática. A resolução de problemas é o principal desafio.

 

  • Projeto Canguru Matemático sem Fronteiras

O seu objetivo é promover o gosto pela matemática, estimulando e motivando o maior número possível de alunos para a participação anual no concurso realizado a nível internacional.

 

  • Projeto Olimpíadas

Pretende promover o gosto pelas áreas das Ciências, Química e Física. Nas áreas da Química e da Física a competição desenrola-se em várias etapas, desde a competição regional, passando pela competição nacional e culminando com a competição internacional.

 

  • Projeto solidário com o Centro de Acolhimento de Leiria

Regularmente, com maior enfâse por alturas do Natal e Páscoa (este ano, excecionalmente, também em outubro, na Campanha Nacional promovida pelas Escolas Católicas), realizamos campanhas de angariação de produtos alimentares e outros bens essenciais. Este ano letivo entregámos cerca de 4000 Kg de produtos.

Este projeto é dinamizado com todos os alunos e comunidade educativa.

 

  • Projeto CCMI abraça crianças de Antula (Guiné-Bissau)

Dá a conhecer a realidade de crianças de Antula a quem falta o essencial. O abraço consiste em assumir uma criança por turma, manifestar-lhe afeto através de cartas/fotografias, angariar 20 €/mês para garantir-lhe alimentação, saúde e frequência escolar.

  • Projeto Erasmus +

O projeto " Schools: engineering better futures"  procura ir ao encontro do espírito  subjacente  ao programa Educação, Formação e Juventude lançado pela Comissão Europeia, que visa fomentar a cooperação entre escolas europeias.

 

  • Projeto internacional Curso de Verão

O Curso de Verão no Reino Unido pretende reforçar os conhecimentos adquiridos pelos alunos em sala de aula, através da sua integração em grupos heterogéneos, com jovens de outras nacionalidades e culturas.

  • Projeto Assistente Comenius

Tem como objetivo proporcionar aos futuros professores a possibilidade de reforçarem a qualidade e a dimensão europeia no processo ensino-aprendizagem, de enriquecerem os seus conhecimentos de línguas estrangeiras, de outros países europeus e de outros sistemas de ensino, bem como de melhorarem as suas competências pedagógicas.

  • Projeto Delf Scolaire

Visa certificar as competências linguísticas na língua francesa pelos critérios europeus, tornando-se uma mais-valia para a formação dos nossos alunos.

 

  • Projeto Heróis da Fruta

Visa motivar as crianças portuguesas, até aos 10 anos, para a ingestão diária de fruta no lanche escolar e sensibilizar para a importância dos hábitos alimentares saudáveis.

 

  • Projeto O cano é que paga

É um projeto dinamizado pela SIMLIS e pretende incentivar a preservação ambiental. O CCMI participou neste projeto com um vídeo realizado pelos alunos do grupo Eco-Escolas.

 

  • Projeto Crescer Saudável, Mimosa está de volta

Para ajudar os mais pequenos a crescerem saudáveis, este Projeto fomenta o consumo de leite e uma alimentação saudável e equilibrada, a prática de desporto, a aprendizagem e o convívio com família e amigos.

 

  • Projeto Artistas digitais (promovido pelo Centro de Formação da Batalha)

Este concurso tem como objetivos promover a utilização das TIC em contexto escolar e desenvolver as capacidades de utilização das ferramentas de processamento de texto e de imagem, como instrumentos fundamentais para estimular a capacidade criativa dos alunos que criam a imagem como meio de comunicação de sentimentos, ideias e valores.

 

  • Projeto Segurança Para Todos

O seu objetivo é promover a segurança rodoviária, tendo como lema “ Como peão, identifico   perigos e não corro riscos”; foi um projeto que de forma lúdica alertou e motivou os alunos para a importância da construção de um ambiente rodoviário mais seguro.

 

  • Concurso Caça ao Tesouro Gailivro

A editora Gailivro propôs uma Caça ao Tesouro para realizar com os alunos dos 3.º e 4.º anos. Para tal, os alunos responderam a algumas perguntas e criaram uma adivinha ou lengalenga com as palavras coelho, ovos e Páscoa que depois enviaram por email para a editora.

 

  • Projeto CCMI excelência (organizado pela Associação de Pais)

Visa estimular nas turmas do 6.º ano a entreajuda e o espírito de grupo entre os alunos nas atividades de estudo, ao longo do ano letivo. A AP premeia a turma que obtenha a melhor classificação global, proporcionando aos seus alunos uma atividade ao ar livre.

  • Projeto CCMI digital

Visa potenciar as TIC, de forma a tornarmos mais eficientes as tarefas logísticas e pedagógicas. Este projeto conta com a colaboração estreita do IPL e envolve a comunidade educativa..

 

  • Projeto Canal do colégio – CCMI.tv.

Foi criado em janeiro de 2013, em parceria com o Canal MEO. Estão disponíveis vídeos de momento culturais e outras atividades.  

 

  • Projeto Júnior Achievement Portugal

A JA Portugal é uma organização sem fins lucrativos que, através da formação, desenvolve e promove o empreendedorismo., o gosto pelo risco, a criatividade e a inovação das próximas gerações. Integram este projeto as turmas do 1.º ano, uma do 2.º e uma turma do 6.º ano(turma 6.2).

 

  • Assembleia dos Pequenos Deputados

Este plenário que simula uma sessão da Assembleia Municipal de Leiria e que pretende dar voz às opiniões e sugestões das crianças, proporcionando-lhes um espaço de debate de problemas reais do concelho e propostas de soluções. O CCMI será representado por alunos do 3.º ano.

Resolução de Ecrã Recomendada: 1280x1024