OLEM

Programa “O Líder em Mim”

O ano letivo que está a terminar trouxe o programa “O Líder em Mim” (OLEM) para o quotidiano do CCMI. Há um ano demos os primeiros passos com a formação inicial e a programação do primeiro ano de desenvolvimento do OLEM. Traçamos como objetivos para o primeiro ano: a ambientação dos espaços do Colégio e das salas de aula, a aquisição de uma linguagem comum baseada nos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes e, sobretudo, tentámos vivê-los no nosso dia-a-dia, através da modelagem. Cada um descobriu que pode ser um líder, iniciámos o caminho da dependência para a independência e desta para a interdependência. Tomámos contacto com ferramentas de liderança e passámos por experiências de liderança, porque é através da reflexão e da ação que desenvolvemos competências sócioemocionais.

Ecos do Dia OLEM no CCMI

No dia 17 de janeiro, os alunos do Colégio Conciliar de Maria Imaculada, apoiados pelos professores e pelos funcionários não docentes, partiram “Com o Fim Mente” para a concretização de um conjunto de atividades de ambientação do espaço escolar que apelidaram de “Dia OLEM”. Para além do Programa “O Líder Em Mim”, o trabalho desenvolvido integrou os princípios e valores do Projeto Educativo do Colégio e o Eco-Escolas.

Durante todo o dia foram visíveis as sinergias criadas entre todos, confirmando-se o talento e a criatividades dos alunos, materializados na diversidade e significado dos projetos desenvolvidos.

OLEM - alunos recebem o primeiro crachá

Caros pais,

 

Os nossos alunos, que se destacaram por serem proativos neste arranque do ano letivo, começaram a receber o crachá do Hábito 1 do Programa "O Líder em Mim".

Na 5.ª feira, dia de São Martinho, também ele proativo e um líder, os professores titulares e os diretores de turma receberam da Equipa Farol os crachás para entregar aos alunos. No dia seguinte, os mais novos começaram a receber esta distinção por terem cumprido os requisitos do primeiro hábito - Sê Proativo - e durante esta semana os alunos dos 2.º e 3.º ciclos têm estado a receber o seu crachá e uma fita para o colocar.

Aproveitamos esta ocasião para informar que, à 3.ª feira, os alunos, por turma, têm feito a oração da manhã, preparada previamente na Hora OLEM com toda a turma.

Esta 5.ª feira terá lugar a primeira dinamização do intervalo de almoço, feita exclusivamente por alunos. De quinze em quinze dias uma turma dinamizará o intervalo de almoço com atividades diversificadas para todos os alunos, desde o pré-escolar ao 9.º ano. Sempre que houver dinamização do intervalo, também teremos o “CCMI Offline”. Todos os telemóveis  irão estar desligados durante o dia dentro do espaço escolar. Os adultos também serão convidados a restringir ao máximo o uso do telemóvel. O objetivo passa por, também desta forma, proporcionar momentos de maior convívio e interação entre os alunos dos vários ciclos, dando algum "descanso" aos dispositivos móveis.

Acreditamos muito no potencial e no talento que cada um dos nossos alunos - os vossos filhos - têm e queremos ajudá-los a tornarem-se líderes de si mesmo, criando contextos onde possam desenvolver e evidenciar a sua liderança. Este é um processo que só ficará completo caso haja continuidade em casa, pelo que as famílias são um dos pilares para que o Programa tenha sucesso.

Deixamos-vos com algumas palavras do autor deste Programa, Stephen Covey, que ilustram o que acabámos de referir:

“Semeie um pensamento, colha uma ação;

Semeie uma ação, colha um hábito;

Semeie um hábito, colha um caráter;

Semeie um caráter, colha um destino”.

 

 

 

A Equipa Farol

Uma experiência de liderança

Formação sobre alimentação saudável

 

A turma 6.3 viveu durante alguns dias uma experiência de liderança. Os alunos foram desafiados a planificar, organizar e dinamizar uma formação no âmbito do Dia Mundial da Alimentação. A intervenção das professoras praticamente não se notou, pois, os alunos assumiram os seus papéis de líderes e foram responsáveis pelas várias tarefas. Desde a receção à formadora, à preparação do sistema de som e imagem, à abertura e encerramento da formação, à dinâmica de conduzir os colegas ao auditório, os alunos foram os responsáveis. Foram proativos e tomaram consciência do seu potencial. Muito obrigada pelo vosso trabalho 6.3!

Aqui fica a notícia produzida por uma aluna deste grupo de líderes em franco crescimento.

 

“No dia 16 de outubro, dia em que se celebra mundialmente o Dia da Alimentação, os alunos de 6.º ano do colégio organizaram e assistiram a uma palestra presidida pela nutricionista/dietista Dr.ª Margarida Marcelino, tia de um aluno de 6.º ano.

A palestra teve como objetivos sensibilizar e informar os alunos sobre os benefícios de uma alimentação saudável, variada e completa.

Durante a palestra, a Dr.ª Margarida alertou também para os malefícios de certos alimentos como, por exemplo, das bebidas gaseificadas, dos alimentos processados e das guloseimas. Reforçou a importância da prática regular de exercício físico e da leitura dos rótulos nutricionais das embalagens.

Os alunos tiveram, ainda, espaço para colocar algumas questões e esclarecer as suas dúvidas.

Com esta palestra, os alunos saíram mais enriquecidos e conhecedores de que é necessário ter uma alimentação saudável para se sentirem e serem saudáveis.

Mariana Silva – turma 6.3

O CCMI e o OLEM chegaram à RTP

O canal 2 da RTP, mais concretamente o programa "Página 2", quis saber mais acerca do Programa OLEM e do seu desenvolvimento no CCMI e convidou o nosso Diretor Pedagógico, Dr. Jorge Cotovio, para uma breve conversa, que foi transmitida no sábado, dia 6 de outubro. 
Aqui fica o link com o registo da entrevista.

https://www.rtp.pt/play/p4310/e368219/pagina-2